23 de janeiro de 2009

Geração Morangos com Açúcar...

Há por aí muito adolescente a precisar de um semelhante par de estalos bem dado e passo a explicar a razão.
Todos nós já tivemos 13 ou 14 anos e sabemos que é uma idade muito difícil para qualquer adolescente. Estas idades são também conhecidas por "a idade do armário", isto porque o adolescente se fecha como uma concha e vive, dentro da concha que é, a transformação do seu corpo e o medo que isso desperta. É uma idade difícil, já sabemos, bla bla bla...
Mas, porra, não é desculpa para não terem o mínimo de boa educação!!! Viajo todos os dias de autocarro para o emprego. Geralmente, quando faço a viagem de regresso a casa, no autocarro viajam, também de regresso a casa, crianças e adolescentes das escolas básicas e secundárias de Barcelos. Fico estupidamente indignada quando vejo dentro do autocarro, por um lado, aquelas criaturas jovens, de 13 e 14 anos, com o cuzinho alapado e, por outro lado, meia dúzia de idosos a cambalear de um lado para o outro, sujeitos a mandar um trambolhão que os pode incapacitar para resto dos seus dias [que já não devem ser muitos, por isso é bom que sejam pautados pelo mínimo de qualidade de vida] . E mais enervada fico quando vejo que nenhuma daquelas criaturas jovens [aqueles palermas!] se levanta para dar lugar a quem já perdeu, fruto do processo natural da vida, o equilíbrio e a força para se manter de pé dentro de um autocarro que faz mil e uma curvas!
Quando eu tinha 13/14 anos também era uma adolescente parva, também vinha dentro do autocarro a falar alto, a cantar, a dar gargalhadas estúpidas e irritantes e como eu, muitos outros adolescentes da minha geração...Lembro-me, nitidamente, de me levantar do meu lugar para o dar a alguém mais velho do que eu e, como eu, outros adolescentes da minha geração o faziam...rapazes e raparigas...éramos parvinhos, sim, mas EDUCADOS!!!
O que é que raio estas gerações mais novas tanto aprendem em telenovelas como "Morangos com Açúcar"? Se é má educação, deixo-lhes aqui uma sugestão: se calhar era melhor deixar de lado por uns tempos esse ícone da educação que é a Telenovela "Morangos com açúcar" sob pena de se transformarem em morangos podres e azedos!

20 de janeiro de 2009

Era uma vez um ídolo da adolescência...


Fiz grandes maluqueiras na minha adolescência só para poder ver os Sitiados. A energia em palco do João e da Sandra era contagiante. Recordo também que sempre que ia acampar, na altura como escuteiro, não havia noite em que não me sentasse à fogueira a tocar uns acordes das músicas dos sitiados que lá ia apanhando após ouvir as músicas vezes sem fim…

A última vez que vi o João foi num concerto da Naifa em Braga, em Abril de 2006 e cimentou ainda mais a minha admiração por ele… Tal como a música do João evoluiu qualitativamente, a minha própria vida também tinha adquirido essa qualidade… já longe da energia da adolescência (dos Sitiados), mas com a tranquilidade dos “quase” trinta e das coisas boas que vamos aprendendo a gostar…

Hoje passei o dia a ouvir os Sitiados (deixei de lado por um dia Radiohead, Nick Cave e as bandas que fui aprendendo a gostar com a idade) e senti saudades tuas João…Repeti várias vezes uma música bem curtinha que canta assim…:

“Não me importava morrer

Se lá no céu houvesse festa

Se o São Pedro lá tivesse

Uma pinguinha como esta”.

A festa apenas mudou de sítio…

44.º Presidente dos Estados Unidos da América

terá sido apenas o meu coração que se encheu de esperança?

Fui condenada,...

...para todo o sempre, a fazer amizade com as paredes deste mundo...