26 de novembro de 2008

um poema que te recorde no dia em partiste [Mário Cesariny]

Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto, tão perto, tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura

Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te perco

Mário Cesariny

O dia em que o surrealismo ficou mais pobre


A 26 de Novembro de 2006, morria em Lisboa, com 83 anos, Mário Cesariny de Vasconcelos, um dos maiores artistas surrealistas Português.
"Eu acho que se se é surrealista, não é porque se pinta uma ave, ou um porco de pernas para o ar. É-se surrealista porque se é surrealista!".
Mário Cesariny doou a Famalicão toda a sua biblioteca, assim como pinturas e desenhos, num total entre 1300 a 1500 obras. Vale a pena uma visita à fundação Cupertino de Miranda para apreciar o seu trabalho.

"Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.

É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és não vem à flor
Das caras e dos dias.

Tu és melhor -- muito melhor!--
Do que tu. Não digas nada. Sê
Alma do corpo nu
Que do espelho se vê".

24 de novembro de 2008

Coisas da vida


Quem disse que a água entra em ebulição aos 100ºC?
A água realmente entra em ebulição aos 100ºC a uma altitude baixa. No entanto, em locais muito elevados esse fenómeno ocorre a uma temperatura inferior, por exemplo, no Evereste a água entra em ebulição aos 72ºC. E porque é que isto acontece?
Bem... então sentem-se que eu passo a explicar...
Era uma vez um senhor que vivia nas montanhas... Eh eh... já vos estava a assustar, não é nada disso...
Este fenómeno acontece porque em regiões altas a pressão atmosférica é menor. Se a pressão atmosférica for menor, as moléculas do liquido entrarão em "agitação" a uma temperatura inferior. Quanto mais alto se sobe, menor será a temperatura de ebulição. A proporção é de uma diminuição de 3ºC por cada quilómetro de altitude. Sabendo que o Evereste está a cerca de 8,5 quilómetros de altitude, podemos fazer umas contas: 8,5x3=25.5; então, retirando aos 100ºC de temperatura de ebulição [ao nível do mar] os 25.5ºC [3ºC por cada quilómetro de altitude], podemos concluir que a água no Evereste entra em ebulição aos 74,5ºC, aproximadamente. [ sei que estão a dizer:" Ah, mas tu disseste no início que era aos 72ºC... eu sei, mas também o Evereste não está a 8,5 quilómetros exactos. Além do mais, não acham que estão e exigir demasiado de mim? :P Confiem, até porque anda lá perto]
Ainda mais engraçado seria o acto de preparar um chá em pleno Evereste [aceitam-se voluntários]. Apesar de a água entrar em ebulição mais facilmente, há um aspecto negativo nessa questão. Preparar o chá em recipientes abertos é bem mais difícil, além de não ter o mesmo gosto. Cozinhar também seria complicado porque é muito mais demorada a preparação dos alimentos.

No livro Sete Anos no Tibete, Heinrich Harrer relata a sua fuga do campo de prisioneiros Inglês na Índia [feito prisioneiro com o eclodir da Segunda Guerra Mundial, devido à Índia ser uma colónia Britânica e Heinrich ser de nacionalidade austríaca, logo, inimigo dos Aliados] para Lassa [a capital do Tibete, na altura independente], e refere o facto de beber qualquer coisa gordurosa em ebulição sem se queimar...
Aqui está a justificação :)

Em memória de Farokh Bommi Bulsara


[Freddie Mercury]


A 23 de Novembro de 1991, Freddie Mercury declara, publicamente, ser portador do Síndrome da imunodeficiência adquirida...e um dia depois viria a falecer [24 de Novembro]

E o mundo da música ficou, decididamente, mais pobre...