13 de maio de 2010

Novas Oportunidades

Recentemente, integrei uma equipa pedagógica de um Centro Novas Oportunidades onde exerço a função de Profissional de RVC. Tem sido relativamente gratificante trabalhar num projecto como este, apesar de todas as falhas e imperfeições que lhe possa apontar. Trabalhar com adultos/as é obra!Nem todos são humildes e nem todos são educados, pelo que, de vez em quando, estamos sujeitos a ouvir coisas que, francamente, acho que não merecíamos!
Já li muitas histórias de vida! Já chorei a rir com as trapalhadas e baboseiras que escrevem e até já me emocionei com trajectos de vida absolutamente inacreditáveis! Já tive adultos a mencionar no seu Portefólio "que iniciaram o amor aos 15 anos", que "têm um primo audiovisual!" (o primo era cego!) ou que o marido a deixou porque "não era bonita de pernas"! Posto isto, já devem perceber que a leitura de uma história de vida pode ser uma verdadeira animação!E pode ter tanto de animadora, como de desconcertante. Já li histórias de vida de pessoas que passaram martírios, violência doméstica, a morte do filho e do marido num curto espaço de tempo, a luta contra a doença, a pobreza, a exclusão...é neste momentos que, sabendo o quão novos são (muitos deles ainda na casa dos trinta) e tudo porque já passaram, chego até a ter um certo orgulho neles, como se dos meus se tratassem. A gente ganha-lhes apreço, eu diria até um certo carinho. Começamos a perceber que de facto merecem esta oportunidade!E, vejam só, para além de a merecerem só porque se revelam verdadeiros heróis e heroínas (sim, porque ele há histórias dignas de um filme de Hollywood), têm muitas capacidades!
De facto, por muitas qualificações que tenhamos, a melhor educadora é e, creio eu será sempre, a própria vida!A vida terá sempre mais a ensinar-nos, ensinamentos que nenhum livro alguma vez poderá compilar!