20 de abril de 2009

"Ao passar a ribeirinha"

Hoje dei por mim a cantarolar esse hit da canção popular portuguesa que é, nem mais nem menos, "Ao passar a ribeirinha"! [Eu tenho assim uns ataques de parvoíce de vez em quando!Mas, antes isto do que a Rádio Cidade FM!Acreditem!] Então, qual Nuno Markl qual quê, pus-me a analisar mais atentamente a letra da música. Nunca o tinha feito e estou barada e, vá lá, confusa!Ora então, vamos lá ver isto ao pormenor!

Ao passar a ribeirinha
Pus o pé, molhei a meia
Pus o pé, molhei a meia (bis)


Ok!É chato, já sabemos que é!Foi um ligeiro descuido, suponho!Foi a meia do pé esquerdo ou a meia do pé direito?Mas, já agora, o que estavas a fazer sem sapatos, hein?Huuummm, esquisito!

Não casei na minha terra
Fui casar em terra alheia
Fui casar em terra alheia (bis)


Sim e o que é que isto tem a ver com a meia????????'Tá me cá a parecer que o senhor que escreveu a letra não encontrou muitas palavras a rimar com "meia"!!!

Ao passar a ribeirinha
Estava tudo à janela
Estava tudo à janela (bis)


Eh pah, que desgraça!Não é que se pôs tudo à janela, justamente quando molhaste a meia!!E logo um acontecimento tão aparatoso como este!!Embaraçoso!

Parece que nunca viram
Gente de fora da terra
Gente de fora da terra (bis)


Mau..."janela" não rima com "terra"!!Já não tou a perceber qual é o critério!

Ao passar a ribeirinha
Quebrei a minha viola
Quebrei a minha viola (bis)


Descalço/a e com uma viola!!!!Uiii!!!!Mas o que é que raio andaste a fazer????

Juntei-a aos bocadinhos
Mandei fazer uma nova
Mandei fazer uma nova (bis)


"Viola" e "Nova": a excelência da rima!!!!

Esta história está mal contada!!!

Ao passar a ribeirinha
Pus o pé, molhei a meia
Pus o pé, molhei a meia (bis)


Arre!Lá estás tu com o raio da meia!Chegas a casa e trocas de meias!!!!Que drama!

[Ps: Enquanto analisava a cantiga, deu-me a ligeira sensação que há na mesma uma conotação sexual!Este antigos são tramados!Namorar da janela, tá bem, tá!]


1 comentário:

Dianinha disse...

Em vez de andares para aí a cantarolar vai mas é ao meu blogue que tem lá um selinho para ti (aposto que não sabes o que é um selinho!) hahaha

Beijocaaa***