12 de agosto de 2009

Em Memória de Harry Patch


Já não é a primeira, nem a segunda vez que venho aqui falar sobre a Primeira Guerra Mundial... e esta certamente não será a ultima vez... Gosto muito das historias de pessoas anónimas que tiveram de passar pelas atrocidades da Grande guerra...


No passado 25 de Julho morreu Harry Patch, um Inglês que contava já com uns incríveis 111 anos de idade.

Harry foi combatente da Primeira Guerra Mundial, e o único veterano vivo da famosa batalha de Passchendaele (Bélgica) em 1917.


Harry após a guerra voltou ao seu trabalho de encanador... Se por si só já é incrível sobreviver a uma guerra tão sangrenta, onde foi exposto a condições extremas, mas impressionante é o facto de isso em nada interferir na sua longevidade.

Como será conversar com uma pessoa destas (tudo bem... tirando a parte de ter que se falar aos berros), alguém que viveu todo o século XX, que assistiu ( e participou directamente numa delas) a duas guerras mundiais, viu o Homem ir à Lua, a revolução Russa, o auge e o desmoronamento do império soviético, a divisão do mundo com a guerra fria, a unificação da Europa (constantemente em guerra)... Harry seria a melhor lição de historia que se poderia almejar.

Em Agosto de 2007, Harry publicou a sua auto biografia - “The Last fighting Tommy”.

Em memória de Harry Patch, os Radiohead (a minha banda favorita) lançaram uma musica tributo, poderão fazer o download desta musica por apenas 1£ no site oficial dos Radiohead em http://www.radiohead.com/deadairspace/

Mais uma vez, uma grande musica de uma grande banda para um Grande Homem, esta é a minha pequena homenagem Hary Patch.

Sem comentários: