10 de maio de 2009

Joaquim Agostinho


A 10 de Maio de 1984 Portugal perdia um dos seus maiores desportistas de todos os tempos. Joaquim Agostinho morreu após 10 dias de coma. Havia sofrido uma queda na volta ao Algarve, provocada por um cão.
Esta morte poderia ter sido evitada, se não fosse a teimosia de Joaquim Agostinho e, também, o péssimo serviço de saúdE que havia na altura (sim, meus caros, actualmente, não temos um mau serviço de saúde e não estou a ironizar!). Não é que o homem atropela o cão e, como típico Português, pega na bicicleta e continua a pedalar até a meta sem dar importância aos ferimentos! Só no dia seguinte é que se sentiu a desfalecer e foi assistido. Segundo dizem tinha um coágulo no Cérebro do tamanho de um limão. Assim perdemos um dos maiores ciclistas de todos os tempos, com várias participações na volta à Espanha (um segundo lugar e muito controverso) e na volta à França (dois terceiros lugares), sem falar das várias vezes que foi campeão nacional e das Voltas a Portugal que venceu.
Ele que nem tencionava ser ciclista, foi descoberto muito tarde.
Contaram que ele tinha juntado dinheiro para comprar um gira-discos, mas a caminho da loja de electrodomésticos passou por uma loja de bicicletas e logo mudou de ideias. Deixou o gira-discos para outra altura.
Era um excelente trepador. No entanto, não tinha grande técnica e sofria muitas quedas (a descer principalmente). Tinha tanta força, mas tanta força que até empenava os crenques (aquele braço metálico onde se aparafusa os pedais da bicicleta).
Uma vez estava a participar numa volta a França e soube que lhe roubaram umas vacas (o ciclismo não era grande prioridade na vida dele… era um homem do povo e valorizava a família e a terra). Não é que Joaquim Agostinho abandonou a prova para ir pessoalmente averiguar quem lhe tinha roubado as vacas.
Aqui fica a homenagem de um simples utilizador de bicicleta a esse grande nome do ciclismo.

Sem comentários: