16 de dezembro de 2008

[é proibido esquecer]

Eu vivo na casa pequena de pedra

No lugar onde o sol toca todo o dia


Tem paredes brancas esta casa

Soalho de madeira

Um “fogão-a-lenha” na cozinha

E uma máquina de costura no quarto dos desarrumos [que eu nunca utilizei]


No rés-do-chão desta casa de pedra

Há uma cave com o chão em “terra batida”

O quartinho com pertences esquecidos

E a máquina de lavar roupa


Já houve um baloiço

No sítio de onde vos escrevo

E, em tempos que não vivi,

Este baloiço estava pendurado no Castanheiro antigo

Que fica no fundo do quintal e que há muito não visito


Seis oliveiras estéreis fazem companhia à caixa do correio desta casa…


Ainda nos guarda um portão e um muro antigo

Onde alguém fez o favor de rabiscar

As suas preferências partidárias…


No coberto que agora abriga o carro do meu pai [e a nossa roupa]

Já houve fardos de palha que arderam

[e o coberto é o mesmo]


Recordo-me, agora, da Pereira que dá as boas-vindas a quem nos visita

[enclausurada num muro de cimento]


Lembro-me do Leão

[mas não me lembro de me ter mordido]

Lembro-me de ter encontrado o Bobby,

No meio do milho, morto, envenenado

Lembro-me que nunca mais adoptei nenhum cão…


Lembro-me de mim pequena

Nesta casa que é só minha

Lembro-me de chorar quando foi restaurada

E lembro-me muitas vezes das saudades que tinha

[E que tenho] desses tempos vivos na minha memória…

8 comentários:

fillets disse...

Lembro-me de quando te fui buscar junto à caixa de correio :)

Hanokh disse...

a primeira vez que saímos juntos... :)

[quem diria que seis oliveiras estéreis abençoariam um amor tão fértil]

[eu sei...isto agora foi um bocadinho piroso :D :D]

Oh, Mrs. Dalloway! disse...

oh my god

Nuno F. disse...

Alguém tem uma gilette ou até mesmo um corta-unhas para eu cortar os pulsos?!?! :S

Hanokh disse...

o menino tá doentinho...

ui ui...

vais mas é comer sopa de peixe...

:D :D

[fica lá bem, o Barbosa tá xeio de saudades tuas :)]

Dianinha disse...

este blog provoca-me gargalhadas em cada uma das minhas visitas!

loOl

é o que eu digo, nem quero estar por perto quando chegarem de paris de frança :P

Hanokh disse...

e anda aqui uma pessoa a escrever o que lhe vai no fundo da alma...vá lá,eu, diria coisas sentidas...e estes bandalhos a rir-se :(

ESTUPORES
:D :D

Dianinha disse...

oh babe ... isto é só inbeija de quem quer ter um pincipi como tu tens :D

eu gosto muito de vocês ... assim como são! melosos, mimalhos e lindos :D

(e só estou a dizer isto porque é Natal :D )