22 de outubro de 2008

[nenh]uma palavra de desilusão...

Iniciei, na segunda-feira, as sessões de catequese.

Faço catequese com 9.º e 10.º anos...

Na primeira sessão fizemos uma apanhado dos motivos que nos levavam (a mim, enquanto catequista, e aos catequizandos) a fazer catequese. Foi com uma profunda desilusão que ouvi dos catequizandos os seguintes motivos:

- sou obrigado...
- quero fazer o crisma para ser madrinha...
- é uma imposição da sociedade em que vivemos...


Podia, agora, apontar culpas às mais variadas entidades e descartar-me da minha responsabilidade...a verdade é que penso que podia fazer muito melhor do que o que faço...se fosse melhor do que o que sou...faço catequese com as limitações do meu modo de estar no catolicismo...imperfeito, talvez ignorante e crítico, mas com muita fé no legado que um homem chamado Jesus deixou há humanidade.

Acreditem que prefiro que os jovens com quem faço catequese deixem de ser católicos, cientes do seu acto, do que sejam católicos com uma fé ignorante e sem conhecimento algum do que é verdadeiramente ser Cristão(com os mesmos motivos que apontaram para fazer catequese)...

Ficaria triste se, depois de tantos anos de catequese, optassem por não fazer o Crisma...mas, se fosse uma opção consciente, era melhor...

A Igreja não deveria precisar de Cristãos "por favor" ou "por tradicionalismo"...

São as palavras da minha desilusão...

2 comentários:

Dianinha disse...

Leninha...

Se o Sr. Ababe ler isto tu és ex comungada ou então manda te exorcisar porque diz que tens o demo dentro de ti para dizeres essas coisas..! tu põe te fina :D

Mas aqui podes dizer o que tu quiseres que é pa isto que os blogs servem :D ainda bem que escreves e ainda bem que te leio e ainda bem que estamos mais perto!

Beijooo * borboleta

Hanokh disse...

Achas mesmo???????? se eu dissesse isso ao sr.abade, ele não acompanhava o raciocínio, não ia perceber nada e ia ficar tudo igual...enfim...

Quem me educou nesta religiãp, já sabe há muito tempo a minha opinião sobre estes assuntos. Isso é o que interessa.

beijo, minha pintarola malhada :D :D :D